7º Painel: Competitividade e Internacionalização

7º Painel: Competitividade e Internacionalização

O penúltimo painel do Congresso Empresarial centrou-se nos parâmetros Competitividade e Internacionalização. José Vital Morgado, assessor do Conselho de Administração da AICEP, contextualizou o cenário macroeconómico do país, confirmando 18 trimestres consecutivos de crescimento e divulgando, a título meramente ilustrativo, que, apenas em 2017, o setor do turismo permitiu a injeção na economia nacional de 10,8 mil milhões de euros.

Ficou também claro, na voz de Pedro Vieira, codiretor de Pós-Graduação na Oporto Business School, que as empresas têm apostado, de forma transversal, na formação e na qualificação dos seus quadros. Para aquele especialista, faltará alargar essa política de formação a todos os departamentos e não apenas aos quadros intermédios e superiores.

Henrique Barros, CEO da Arch Valadares e Sérgio Vendeiro, administrador da MJ Vendeiro, abordaram outras questões relacionadas com a competitividade, colocando ênfase em vetores relacionados com a experiência prática obtida em contexto industrial e com a cada vez mais necessária diversificação das fontes de financiamento – para lá do sistema bancário convencional.

Deixar uma resposta